Idosos e Dieta

O envelhecimento envolve alterações moleculares, fisiológicas e psicológicas que desencadeiam uma série de problemas de saúde, derivados principalmente de uma vida com hábitos pouco saudáveis.

A perda de mobilidade, a deterioração cognitiva e a diminuição da função sensorial que altera os sentidos fazem com que percam pouca percepção da realidade; Embora seja verdade que afeta tanto o tato, a visão quanto a audição, em termos de comida, é a perda do olfato e do paladar que faz com que essas pessoas dispensem facilmente nutrientes essenciais, como frutas e verduras. eles são os únicos alimentos que fornecem oligoelementos (cálcio, ferro, fósforo, etc.) e vitaminas, tão importantes para o desempenho das funções metabólicas

A água é outra ausente na terceira idade, uma vez que não encontrar sabor, rejeitá-lo insistentemente, juntando-se a desnutrição fotos de desidratação um dos mais importantes causas de requisitos de cuidados médicos para pessoas com mais de setenta anos de idade.

De tudo isso, concluímos a importância de atingir a terceira idade com bons hábitos alimentares e uma atividade física diária regular, é claro, de acordo com a idade, de modo que essas mudanças tenham o menor impacto possível.

Problemas Mais Comuns

  • Desnutrição: A desnutrição pode derivar de causas psicológicas e fisiológicas, na maioria das vezes é um pouco de ambos, desencadeando uma deterioração do sistema imunológico e agravando o problema, já que apresentando maior número de infecções, a ingestão é alterada, o que por sua vez facilita outras possíveis infecções, criando assim um círculo vicioso de doença e desnutrição.

Os especialistas também mencionam a anorexia gerada pela perda do sentido do paladar e do olfato, problemas dentários, distúrbios digestivos, demência e incapacidade física para a aquisição e preparação de alimentos e até mesmo consumo Medicação excessiva que pode causar perda de apetite devido a boca seca ou desconforto gastrointestinal

  • Obesidade: Com o passar dos anos, a necessidade de ingestão calórica diminui, 10% mais ou menos é aceito por década; isto, juntamente com uma diminuição na atividade física e uma alta ingestão de alimentos, nem sempre saudáveis, faz com que muitas das pessoas deste grupo apresentem um excesso de peso que limita muito mais suas capacidades e causa um aumento do risco de doenças. cardiovascular, devido ao acúmulo de gordura na região abdominal. Sem mencionar o problema de seus cuidados, se eles não são dependentes, às vezes exigindo mais de uma pessoa para o seu cuidado diário.
  • Desidratação : Outro problema comum em idosos é a desidratação causada pela perda de massa muscular, pois isso funciona como um reservatório de água e uma diminuição da sensação de sede. Isso explicaria que a ingestão de água e líquidos é menor neste período da vida.

Opções de energia

  1. Faça uma escolha correta de alimentos no mercado. Também é importante cuidar de seu manuseio e conservação em casa.
  2. Prefira alimentos moles, especialmente quando há problemas dentários. As sopas são uma excelente opção, pois você também aumentará a ingestão de água.
  3. Se não houver complicações gastrointestinais, siga uma dieta normal e balanceada, incluindo frutas e vegetais cozidos e crus. É importante incluir a água de cozimento para não perder as vitaminas hidrossolúveis encontradas nelas.
  4. Um dos principais problemas na terceira idade é o déficit de vitamina D e cálcio. Recomenda-se manter uma alta ingestão de produtos lácteos. Se não forem bem tolerados, recomenda-se o consumo de produtos sem lactose. A vitamina D também é adquirida pela exposição ao sol. Muitos adultos mais velhos permanecem trancados ou isolados sem serem expostos ao exterior, esse fenômeno também afetaria a produção de vitamina D.
  5. Aumentar o consumo de vitaminas B, especialmente vitamina B6, encontrada em alimentos como carnes de ovos e grãos integrais
  6. A ingestão de proteínas é muito importante, pois com a idade há perda de massa muscular. Carnes magras são ideais. Você pode comer carnes moídas no caso de problemas dentários.
  7. Cuidar da alimentação se estiver com sobrepeso, mas sem recorrer a dietas extremas, ou com muito baixo teor calórico, uma vez que poderiam apresentar déficit de micronutrientes.
  8. Excesso de fibras pode causar desconforto intestinal, por isso deve ser consumido com cautela. A aveia é uma boa alternativa porque fornece energia e nutrientes
  9. Aumente o consumo de líquidos, mesmo que não tenha sede. Isso pode ser feito através de água, águas de ervas, sopas, etc.
  10. As refeições devem ser saborosas. Isso é muito importante, já que o paladar é diminuído em adultos mais velhos. Você pode adicionar temperos e curativos que não irritem a mucosa gástrica, evite adicionar excesso de sal às refeições.
  11. Evite refeições muito secas. A secreção de saliva em idosos é diminuída e dificulta a ingestão de alimentos.
  12. Evite fritar. Os adultos mais velhos geralmente têm colesterol alto, é preferível assar, ferver ou cozinhar a vapor ou ferver.

Fatores de risco

Finalmente, os especialistas apontam que o humor influencia diretamente a alimentação. "Nesta fase da vida, a depressão, a solidão e o isolamento social podem levar adultos mais velhos a não se alimentarem e se desnutrirem."

Por outro lado, doenças como Alzheimer, Parkinson e demência senil influenciariam a nutrição, já que muitas vezes não se lembram de já terem comido e o fazem duas vezes, ou simplesmente não conseguem se alimentar. Nestes casos, o apoio da família ou especialistas que os acompanham nesse caminho é essencial.

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