O que é IPTV? Que vantagens oferece?

O IPTV ou por sua sigla, Internet Protocol Television, é o nome mais popular ou comum para nomear o conteúdo de TV distribuída através da Internet de banda larga. Geralmente é usado para que o usuário possa assistir a canais de televisão pagos e é uma alternativa interessante para diferentes usuários.

Devemos fazer uma reserva importante, e não é um novo protocolo em si, mas foi desenvolvido com base principalmente em streaming de vídeo. Nem é a televisão on-line, para a qual é gerado o próprio conteúdo, mas a distribuição de conteúdo existente. Estima-se que, no futuro, será um formato padrão para a televisão , embora ainda haja necessidade de redes de dados mais rápidas e estáveis.

Principais características da tecnologia IPTV

  • Permite ter uma qualidade maior de imagem , mais canais e maior definição, graças à largura de banda
  • O conteúdo não precisa ser generalista, mas pode ser adaptado a temas mais específicos,como esportes, cinema temático, música por estilos, etc.
  • Ao contrário da televisão tradicional, em que o conteúdo é transmitido e os usuários se conectam a ele, nesse sistema é o usuário que determina o conteúdo que deseja ver e a plataforma o utiliza.
  • Os filtros parentais ou de conteúdo podem ser aplicados para impedir que crianças ou adultos acessem conteúdo inadequado.
  • Permite o acesso ao conteúdo sem a necessidade de instalar antenas parabólicas e, na maioria dos casos, sem dispositivos adicionais, pois ele pode ser acessado através de smart tvs ou aplicativos.
  • Para os anunciantes de publicidade é um canal muito interessante já que a segmentação de conteúdo e usuários significa que a publicidade é direcionada, com o qual seu investimento tem mais possibilidades de retorno.

Requisitos básicos para assistir televisão IPTV: O que é necessário?

Os requisitos para visualizar IPTV são simples, como veremos:

  • Largura de banda. Quanto mais melhor, a fibra ideal é óptica, quanto mais estável melhor, o mínimo necessário é de 8 GB. mas não podemos garantir que isso seja suficiente. Tudo vai depender da qualidade do sinal e do número de conexões que ele precisa suportar.
  • Smart TV ou TV Box . Os modelos mais atuais de televisores, ou smart tv’s, incluem a capacidade de se conectar à internet, e os aplicativos e programas podem ser instalados nos mercados oficiais (App Store ou Google Play). Caso seu modelo de televisão não tenha esse recurso, você precisará instalar um dispositivo de caixa de TV  . Eles têm um preço muito econômico e sua principal característica é a conectividade . Eles suportam conexões via Wi-Fi, cabo Ethernet, possuem slots para cartões SD e saídas HDMI e ópticos para áudio. Também permite que aplicativos sejam instalados.
  • Provedor de conteúdo. Ao lidar com conteúdo premium ou pagamento, é necessário contratar os serviços de um provedor de conteúdo. Estes permitem-lhe subscrever canais independentemente ou por pacotes, gerais ou temáticos. É importante escolher bem o fornecedor, porque a qualidade e variedade de conteúdo que podemos desfrutar dependerá dessa escolha. A lista de empresas que atualmente oferecem serviços de IPTV não para de crescer, mas, em geral, é melhor se inclinar para fornecedores de solvência e capacidade comprovadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *